quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Surge um serviço para pais

Em resposta ao post no blog do Ricardo Orlandini, artigo de Ines e Beatriz Reingenheim:

Concordamos muito com sua opinião. A sociedade atual está desestruturada. Pais e mães trabalham muito, há o tempo gasto em trânsito, cursos profissionais, ginástica e tantas outras imposições da vida moderna.. Poucas são as pessoas que conseguem chegar em casa às 20h com disposição para educar. Daí entra a cobrança que as escolas sofrem. Vivemos em um mundo de terceirizações, já que quase ninguém tem tempo para VIVER, dando conta de todos seus afazeres. Então, contrata-se profissionais para escolher a própria roupa, arrumar armários, treinar funcionários, resolver o cardápio da casa, etc. Na sociedade atual, sabe-se mais cobrar, do que assumir responsabilidades. Aliás, quem não faz, critica. É muito mais fácil cobrar da escola a educação das crianças, do que usar o próprio tempo para educar. Provavelmente, esta realidade continuará por muito tempo. Então, o melhor que nós, educadores, podemos fazer, é ajudar os pais a educarem seus filhos. Uma nova estrutura social familiar requer novas soluções também. Mas desde que se faça isso com muito cuidado e critérios

Os pais precisam saber que, ao terceirizar a educação dos seus filhos, os valores a serem transmitidos vão seguir a filosofia da escola, e não necessariamente da família, muitas vezes levando a situações equivocadas e conflitantes.. A escola, portanto, só é capaz de fazer uma parte. E sob esse aspecto, torna-se mais importante do que nunca a escolha do colégio e sua metodologia, de modo a aproximar-se o mais possível do histórico familiar – o que aumenta a necessidade de um outro serviço especializado, o schoolhunter ( caçador de escola ), para conhecer e saber decidir entre as melhores opções.

Em nossa rotina diária no O PASSATEMPO, espaço concebido para dar recreação e estudos a crianças e adolescentes enquanto seus pais se ocupam de alguma atividade por perto, ou trabalham, é claro perceber o surgimento dessa nova demanda de pais. Muitos já nos procuram pedindo ajuda para se organizar e conseguir educar melhor os filhos -, mas sem abrir mão de continuar com vida própria. Nós orientamos esses pais nas mais diferentes áreas, desde situações simples como jantar com seus filhos, interagindo durante este momento, até procedimentos mais complexos, como as diferentes maneiras de estudar, brincar e passear juntos.

Na prática, temos atuado não só como pedagogas, mas como orientadoras pedagógicas para pais. Isso revela que uma nova necessidade de prestação de serviços está se formando a partir da equação pais ocupados/ escola sem obrigação de educar. Não se trata aqui de pais desinteressados do sagrado dever de educar os próprios filhos, mas de homens e mulheres que não conseguem dar conta disso também, devorados que estão por todas essas exigências da vida moderna.

Então, já que a realidade é essa, que tal encarar de frente? Reconhecer que ajuda é necessária, sim . E tratar de aprender a educar bem, ainda que com tempo de menos e preocupações demais. É possível e vale a pena!

Ines e Beatriz Reingenheim, mãe e filha,estão à frente do
O PASSATEMPO RECREAÇÃO & ESTUDO
Rua João Álvares Soares, 1314
Campo Belo - São Paulo
5042-2739 ou 50422720
www.opassatempo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário